quinta-feira, 28 de outubro de 2010

ATIVIDADE FÍSICA X CÂNCER


No mês da campanha OUTUBRO ROSA, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) lista 7 recomendações para reduzir a mortalidade por câncer de mama no Brasil. Além de incentivar o acesso à informação, o alerta aos primeiros sinais, o diagnóstico rápido, a mamografia a cada 2 anos para mulheres de 50 a 69 anos, a certificação da qualidade do equipamento de mamografia, e o rigoroso acompanhamento médico na reposição hormonal, o Inca também cita a importância do exercício físico, do controle do peso corporal, da amamentação e da redução da ingestão de álcool.
Esta não é a primeira vez que o exercício físico é citado como um fator importante na prevenção do câncer. Mas, para os portadores da doença, a atividade física também melhora a qualidade de vida e combate alguns efeitos colaterais do tratamento. De acordo com pesquisadores do Hospital Henry Ford, nos Estados Unidos, pacientes com câncer de mama e de próstata que praticam exercício físico durante e após o tratamento da doença ficam menos cansados e têm os afeitos secundários do tratamento atenuados.
“O exercício é uma ótima alternativa para os pacientes combaterem a fadiga e as náuseas, que podem interferir com medicamentos e com a quimioterapia durante o tratamento do câncer", disse a autora do estudo, Eleanor M. Walker.
Outra pesquisa, realizada no Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), afirma que a prática de exercícios físicos por crianças com leucemia ajuda na melhora da qualidade de vida e no aumento da força muscular desses pacientes. O estudo incluiu crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, que foram submetidos a um programa de exercícios de musculação duas vezes por semana, durante três meses. O resultado foi uma grande mudança na qualidade de vida destas crianças: o cansaço, a depressão e a irritabilidade diminuíram, a coordenação e a capacidade respiratória melhoraram, e a força muscular aumentou em aproximadamente 50%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário