sexta-feira, 22 de outubro de 2010

CUIDE DA SAÚDE DO SEU JOELHO CORRENDO!


Se você gosta de correr maratona ou longas distâncias, com certeza já ouviu: “você vai acabar com seus joelhos!” ou “correr dá artrite nos joelhos!”. Porém, os estudos cada vez mais comprovam exatamente o contrário.
Pesquisadores do Hospital de Danúbio, na Áustria, examinaram os joelhos de maratonistas usando ressonância magnética, antes e depois da maratona de Viena de 1997. Dez anos depois, eles repetiram a ressonância nos joelhos dos corredores e nenhum corredor apresentou novo dano na articulação.
Outro estudo, realizado pela Universidade de Stanford, acompanhou corredores de longa distância (não necessariamente maratonistas) por aproximadamente 20 anos e constatou que os joelhos dos corredores eram mais saudáveis. Apenas 20% apresentaram artrite, contra 32% no grupo controle.
Um grupo de engenheiros e doutores da Universidade de Stanford publicou um estudo na edição de fevereiro do “The Journal of Bone and Joint Surgery” mostrando que quanto mais você requisita a articulação do joelho, mais você aumenta a sua resistência, diminuindo a chance de lesão.
Se você já machucou o joelho, tem alguma degeneração da cartilagem, ou desalinhamento, fale com seu médico antes de começar a treinar. Procure a orientação de um profissional de Educação Física, pois os estabilizadores do quadril, o quadríceps, os isquiotibiais e os músculos do CORE devem ser fortes suficientes para agüentar seu treino.
Correr, além de ser uma atividade prazerosa e barata, previne lesões na articulação. O que você está esperando pra ir correndo cuidar do seu joelho?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário