terça-feira, 19 de outubro de 2010

PROTEÍNA RESPONSÁVEL PELA OBESIDADE E OSTEOPOROSE


A boa notícia para quem quer perder peso ou tem osteoporose é que cientistas do Maine estão no rastro de um remédio para emagrecer que pode revolucionar a forma como lidamos com estas duas condições. Em uma pesquisa publicada na edição de setembro de 2010 do The FASEB Journal (Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental), os pesquisadores descrevem uma proteína recentemente descoberta, chamada de "Sprouty", responsável pela regulação de massa corporal, gordura e osso.
A pesquisa foi feita em dois grupos de ratos especialmente criados para ter alguns genes humanos: um grupo sem o gene Sprouty em células que se desenvolvem em gordura e osso e um grupo com altos níveis da proteína. Verificou-se que os camundongos com o gene Sprouty excluído havia aumento da gordura corporal e perda de massa óssea semelhante à osteoporose, em comparação com camundongos normais. E que esta perda óssea e obesidade foram revertidas pela adição de proteína Sprouty.
Em contrapartida, os camundongos transgênicos com altas quantidades da proteína “Sprouty” eram mais magros e mais fortes, com massa óssea aumentada.
Estes achados sugerem que a segmentação dessa proteína pode ajudar a resolver problemas de obesidade e osteoporose entre os humanos, bem como a osteoartrite, diabetes e doenças cardíacas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário