segunda-feira, 31 de maio de 2010

CORPO SARADO, MENTE SADIA!

Não é novidade que o exercício traz benefícios pra nosso corpo, mas e para a nossa mente? Um estudo feito pelo departamento de neurociência da Universidade de Cambridge, Inglaterra, descobriu que não são somente os músculos que crescem com exercícios físicos, o cérebro também aumenta de tamanho milimetricamente. Tudo indica que isto ocorra devido ao aumento do fluxo sanguíneo por todo o corpo, inclusive na cabeça. Além disso, os exercícios fazem aumentar a produção de hormônios e reduzem a tendência ao estresse, que geralmente inibe a renovação das células cerebrais.


Outra pesquisa, realizada pela Universidade de Gotemburgo (Suécia) e publicada na última edição da "Proceedings of the National Academy of Sciences", concluiu que do 1 milhão de homens avaliados, os que tinham melhor condicionamento físico também se saíram melhor em testes de QI, especialmente nas áreas de compreensão verbal e pensamento lógico.
Na matéria “Corro, logo penso”, de maio de 2010 da Revista Women’s Health, o psicólogo americano Thomaz Crook diz que “o exercício cardiovascular é mais importante do que qualquer outro fator isolado na preservação e na melhora da memória e do aprendizado.” E segundo o periódico International Journal of Workplace Health Management, as pessoas que praticam atividade física em dias de trabalho são 23% mais produtivas.
A musculação, segundo o periódico Journal of Sport & Exercise, em intensidade moderada ou alta, aumenta a velocidade de processamento de informações, e que o melhor benefício cerebral ocorre quando há a combinação do exercício cardiovascular e o de força.

3 comentários:

  1. criiis ja sei, vc vem morar aqui em sp e me da aula. É sério, minha perna ta tão mole, mas tão mole que eu nem consigo descreve-la mais! hahaha! e ainda mais com esse frio eu nao to conseguindo ir no parque caminhar (minha terapia) ou seja: corpo nada saudavel, mente menos ainda! hahahha

    ResponderExcluir
  2. ADOREI TEU BLOG POSSO SEGUIR?
    SEGUI O MEU TBM

    www.lebijouxdiclaudia.com

    bjus

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Meu nome é Naísa Modesto, trabalho na Ketchum Estratégia, uma agência de relações públicas. Tudo bem? Gostaria muito de sugerir uma pauta para o seu blog. Para qual e-mail posso escrever? Meu contato é digital1@ketchum.com.br.
    Obrigada!
    Beijo,
    Naísa

    ResponderExcluir