terça-feira, 4 de maio de 2010

O QUE É EXERCÍCIO FUNCIONAL?


Hoje, nas academias, ouvimos muito falar nos exercícios funcionais. Mas, o que é isto?
O Treinamento Funcional surgiu como uma nova vertente do treinamento esportivo de alto rendimento no começo dos anos 90. Juntava técnicas da Reabilitação, Atletismo, Levantamento de Peso, Ginástica Olímpica e estratégias de condicionamento encontradas nas mais diversas atividades esportivas.
Hoje evoluiu para um conceito de treino mais amplo e abrangente que se destina não só ao atleta, mas principalmente ao indivíduo comum. Seu objetivo é treinar aqueles grupos musculares ou mesmo pequenos músculos que servem de base para um determinado movimento.
No treino funcional podem ser utilizados elásticos, bola suíça, pesos livres, bosu, rolo, disco de equilíbrio, e outros materiais alternativos em relação às tradicionais máquinas da musculação. As máquinas têm a vantagem de trabalhar isoladamente um grupo muscular, entretanto, exercícios para o mesmo grupo muscular quando executados com algum destes materiais recrutam mais músculos para manter o equilíbrio, a coordenação e estabilizar o movimento.
Mas, um não veio para substituir o outro. O que muitos professores já estão fazendo, com resultado positivo, é um trabalho onde o treino funcional é combinado com o treino na musculação. Assim, o treino pode ser ao ar livre ou até mesmo na sala de musculação, alternando os exercícios.
Corredores, surfistas, jogadores de tênis e futebol, atletas de várias áreas, ou até mesmo pessoas comuns têm experimentado bons resultados com o treino funcional. Ele pode ser específico para um esporte, ou apenas para aumentar a qualidade de vida de uma pessoa. Com o treinamento funcional, o condicionamento físico e o desempenho aumentam, e os riscos de lesão diminuem. E como oferece um número infinito de variações, o treino torna-se bastante dinâmico.
Agora só falta você se animar e experimentar um treino funcional. Só não se esqueça de procurar um profissional qualificado, formado em Educação Física.

Um comentário:

  1. cris comecei a pedalar..pena que minha bike e bem ruizinha!!! agora meu eterno desejo: o que que eu faco p afinar as pernocas cris?????

    ResponderExcluir