sexta-feira, 19 de novembro de 2010

VIGOREXIA


Vigorexia, ou Síndrome de Adónis, é um transtorno obsessivo compulsivo que causa obsessão pela musculatura, compulsão ao exercício e ingestão de substâncias que aumentam a massa muscular. Está associado a um Transtorno Dismórfico Corporal (distorção da imagem corporal ), onde há uma preocupação com algum defeito imaginário na aparência física numa pessoa com aparência normal.
É uma síndrome bastante comparada à anorexia, que também é um tipo de Transtorno Dismórfico Corporal. Só que na anorexia a pessoa nunca se acha magra o suficiente e na vigorexia a pessoa nunca se acha musculosa o suficiente. Ambos os transtornos são estimulados pela busca incessante do corpo perfeito.
Acomete predominantemente indivíduos do sexo masculino, e na maioria das vezes está associado à prática de musculação e ao fisiculturismo, embora não necessariamente um fisiculturista tenha vigorexia. O consumo crescente de esteróides anabolizantes por indivíduos com esta síndrome levou países europeus a tratarem seu comércio com os mesmos critérios legais e penais do consumo de drogas psicotrópicas.
A vida do vigorético gira em torno dos cuidados com seu corpo, a sua dieta é minuciosamente regulada, com ingestão excessiva de proteínas, medicamentos e substâncias que auxiliam ou potencializam a queima de gordura corporal para melhor definição muscular. Sua vida social fica prejudicada pelos excessivos cuidados com o corpo e o indivíduo costuma carregar seus suplementos alimentares para onde for.
Além disto, o portador da síndrome costuma apresentar dores musculares e fadiga persistentes, ritmo cardíaco elevado em repouso, maior susceptibilidade a infecções e lesões, irritabilidade, depressão, perda de motivação, insônias, perda de apetite e de peso, menor desempenho sexual.
É necessário o tratamento medico, terapia e ajuda nutricional. Como podem acontecer recaídas, é aconselhado um acompanhamento durante um longo período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário