quarta-feira, 20 de outubro de 2010

DICAS PARA AUMENTAR A EFICIÊNCIA DO SEU TREINO


Não há nada mais desestimulante do que descobrir que aquela rotina de exercícios que você está seguindo é um desperdício de tempo ou de dinheiro, que nada daquilo funciona. Então, fique ligado na lista que o ABC News fez com 7 dicas sobre exercícios e alimentação para você não cair em “contos de fadas”:
1. Se você quer queimar caloria, não fique naquela de só fazer aeróbico de baixa intensidade e longa duração. O mais recomendado é alternar treinos pesados e de menor duração com os moderados e longos. Isto te ajuda a queimar calorias, evita lesões e deixa o treino menos rotineiro.
2. Deixe o alongamento pro final do seu treino. Antes de malhar, apenas aqueça, sem forçar muito o alongamento. Vários estudos mostram que o alongamento de um músculo frio pode diminuir a sua resistência e poder, e faz você se sentir como se estivesse trabalhando mais. Além disto, aumenta o risco de lesões.
3. Não acredite nas promessas de exercícios que deixam seu corpo longilíneo. Cada um nasce com um biótipo, e não importa o quanto você malha ou que tipo de exercício você faça, seus músculos se desenvolverão em seu comprimento e forma naturais.
4. Você malha para poder comer depois? Você acha que uma aula de spinning ou uma corrida lhe dá a permissão de comer uma sobremesa ou algo hipercalórico depois? Quando isto acontece, a perda de peso torna-se quase impossível. Geralmente a ingestão extra de calorias é consequência do “olho grande”, da vontade de comer, e não da fome. É quase impossível queimar um dia inteiro de abuso alimentar.
5. Atenção ao escolher bebidas esportivas para tomar durante o treino. Ser mais ativo não requer uma bebida específica. Na verdade, elas podem conter calorias extras, pois não foram desenvolvidas para quem faz um treino leve de 15 a 20 minutos. Dê sempre preferência à água pura.
6. Nem tudo que diz ser orgânico é mais saudável. Exija o selo de certificação, para a garantia de alimentos realmente orgânicos, com controle de qualidade de solo, água, reciclagem de matéria orgânica, entre outros. E não se esqueça que açúcar, mesmo o derivado de caldo de cana orgânica, xarope de agave, açúcar ou xarope de milho rico em frutose, ainda assim possui 16-20 calorias por colher de chá e é praticamente desprovido de nutrição.
7. Cuidado com a recomendação de fazer várias refeições por dia. Quando os especialistas recomendam isto, eles querem dizer PEQUENAS refeições. Não adianta fazer várias refeições por dia, mas ingerir 500 calorias em cada uma delas, o que daria uma quantidade de calorias muito alta pra quem quer perder ou manter seu peso. Além disto, fazer “várias refeições” por dia não é comer o dia todo. Geralmente são recomendadas de 5 a 6 refeições/dia.

3 comentários:

  1. adorei o post! qnts dicas legai! cris, ano que vem vou malhar com vc!!! assim espero! amandinha ta ficando lindooona!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Bárbara! Gostaria muito de te dar aula, legal! Amanda ficar lindona não é muito difícil, né?! Ela é linda, meiga, cativante! Aliás, adoro a sua família. Mande beijos pra sua mãe. Beijo.

    ResponderExcluir
  3. cris voltei p academia! ahahah rafa me matriculou na natacao as 6 da matina 2x por semana. e logico que de vez em quando eu falto ne? enfim, to voltando p bike de vagar pq to tendo muitaaa tontera e queda de pressao. minha alimentacao ta bom (tirando ontem que eu comi 10 brigadeiros e arroz com ovo e so!) e so quero arrumar uma maneira de afinar as pernocas que que eu faco?corro?caminho?pedalo???

    ResponderExcluir