sábado, 20 de março de 2010

METABOLISMO RÁPIDO





Quem quer emagrecer, ou pelo menos perder gordura corporal, já sabe que é importante ter um metabolismo rápido. Isto porque só emagrecemos quando conseguimos uma balança energética negativa, ou seja, queimamos mais calorias do que ingerimos.
No dia 04 de março, o American College of Sports Medicine publicou uma lista feita por Chris Lail dos cinco tópicos mais importantes para acelerar o metabolismo. São eles:
1. Movimente-se: muita gente sabe que tem que se exercitar, mas não sabe como e nem o por que. Pesquisas mostram que o exercício pode aumentar o metabolismo basal e mantê-lo alto por 24 horas. Além de uma caminhada, corrida ou pedalada, o colégio americano também recomenda o exercício com peso (musculação), pois quanto mais músculo se tem, mais caloria se gasta ao longo do dia (leia MUSCULAÇÃO TAMBÉM EMAGRECE, neste blog).

2. Coma mais: infelizmente estamos “agarrados” na ideologia das “três refeições por dia”! Isto com certeza faz o metabolismo ficar lerdo entre as refeições. Já está provado através de pesquisas, que fazer quatro a seis pequenas refeições por dia mantém o organismo funcionando acelerado todo o dia.

3. Acorde, coma e tome banho: sempre ouvimos que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, e é verdade. Enquanto dormimos, nosso metabolismo basal diminui drasticamente, por isto, a primeira refeição do dia tem a função de dar o “ponta pé inicial” no nosso dia, de despertar o nosso organismo.

4. Vá para cama: a carência de sono pode diminuir a quantidade de calorias gastas pelo nosso corpo. As funções necessárias para viver utilizam as calorias como combustível. Quando não dormimos o suficiente, nosso corpo não utiliza adequadamente as calorias para mantê-lo vivo.

5. Coma gordura: calma, não é para você se empanturrar de bolos, biscoitos recheados, fritura... Não é este tipo de gordura que eles estão se referindo. Pesquisas apontam os ácidos graxos essenciais (ômega-3, ômega-6) como aceleradores de metabolismo. São encontrados nos óleos de peixes e nas nozes. Eles ajudam a aumentar a queima calórica, diminuem o depósito de gordura e ainda aumentam o HDL, ou o chamado “colesterol bom”.

3 comentários:

  1. ei Cris! sou filha da Nolia. Um beijo! ela te adora!

    ResponderExcluir
  2. Amei esse cantinho!!! Serei frequentadora assidua!

    Ha alguns meses eu comecei a comer manteiga de amendoa com meu cafe da manha (ou com aveia ou com iogurte, cereal e fruta). Eu fico satisfeita durante mais tempo, e tambem ficou muito mais facil de manter (ou perder) o peso...

    ResponderExcluir
  3. Cris, gostei muito da matéria. São dicas fáceis e possíveis de serem incorporadas ao dia-a-dia. Faço regularmente de 5 a 6 refeições por dia e notei como isto faz diferença, até porque na hora de comer, como não estou faminta, não "encho o prato". A história das amêndoas é novidade para mim. Vou incorporar ao meu cardápio com certeza!
    Beijos, Roberta

    ResponderExcluir