domingo, 14 de março de 2010

CAMINHADA PARA HIPERTENSO



A recomendação americana para hipertensos é fazer exercício físico por pelo menos 30 minutos, de 3 a 5 vezes por semana para reduzir a pressão arterial máxima. E agora mais um estudo vem confirmar esta teoria.
Uma tese de mestrado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto comprovou que a caminhada reduz a pressão arterial na primeira hora de exercício, e essa queda se mantém nas 24 horas subseqüentes. A redução é mais expressiva naqueles com pressão arterial elevada e menor naqueles com pressão arterial normal.
Foram avaliados mil voluntários, entre 60 e 75 anos de idade, que realizavam uma sessão de 40 minutos de caminhada em pista, seguida de 40 minutos de descanso. Na média, a pressão aferida logo após uma única sessão do exercício passou de 13 por 9 para 11 por 8. Uma ótima notícia para os 29 milhões de hipertensos no Brasil.
Conclusão: uma simples caminhada, que pode ser feita em qualquer lugar, pode reduzir gradativamente o uso de remédios em hipertensos leves, pode ser usada como tratamento coadjuvante nos casos graves, e pode ainda ser usada como prevenção nos normotensos.
Caminhar é fácil, barato, prazeroso, melhora a qualidade de vida e ainda reduz a pressão arterial. Bom, né?!

Um comentário:

  1. Cris que legal que voce tem um blog agora! ja estou seguindo ameiii!! vou ver se me animo ja que a vida sem voce a beeem dificil!!!!

    ResponderExcluir