sexta-feira, 12 de março de 2010

CORRER DESCALÇO OU DE TÊNIS


No Jornal O Globo de 31 de janeiro de 2010, saiu uma matéria sobre uma pesquisa de Harvard que colocou todo mundo pra questionar o valor dos tênis. Esta discussão não é nova, a questão tênis X pé descalço é antiga e já rendeu vários estudos.
O estudo mais novo sobre isto, citado pela matéria do jornal, foi realizado por Daniel E. Lieberman, um professor do departamento de biologia da evolução humana de Harvard, que estudou atletas dos EUA e do Quênia.
O trabalho conclui que as pessoas que correm descalças pisam primeiro com a parte da frente ou central do pé, o que requer mais força na panturrilha e nos músculos do pé, mas gera uma pisada com menos impacto. Corredores que usam tênis, por sua vez, têm a tendência a pisar primeiro com o calcanhar no chão, aumentando o impacto nas articulações e por conseqüência, o risco de lesão.
Nos Estados unidos, este estudo só veio reforçar o reboliço sobre correr descalço que o livro “Born to run” começou a causar no ano passado. Este livro foi escrito por um jornalista, Christopher McDougall, e é um apanhado de estudos e histórias de corredores, que assim como ele, resolveram correr sem tênis, depois de ter várias lesões. Segundo um trabalho citado por ele no livro, os tênis elevam o calcanhar, alterando a pisada e enfraquecendo os tendões e ligamentos, tornando-os mais suscetíveis a lesões. Esta seria a causa de pelo menos um em cada três corredores sofrer anualmente lesões nos pés.
As críticas indicam que o estudo de Harvard é interessante, mas não é conclusivo. O próprio Daniel Lieberman concorda que correr descalço não é para qualquer um.
Mesmo assim, por causa da polêmica, a “indústria do tênis”, desesperada, já lançou alguns modelos que reproduzem a pisada frontal (como no pé descalço). São modelos esquisitos, mas que estão na “moda” nos EUA.
Enquanto esta discussão continua, ainda acho uma boa correr de tênis, mas cuidado com os modelos exagerados, com solados muito altos e cheios de “tecnologia”. Use-os apenas para passear, malhar na musculação. Para correr mesmo, nada melhor do que os simples. E, para quem quer tentar correr descalço, não se esqueça de pelo menos fazer a transição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário