quinta-feira, 11 de março de 2010

MUSCULAÇÃO TAMBÉM EMAGRECE


A gente sempre ouve a famosa frase: “quem quer emagrecer tem que fazer exercício aeróbico, e não musculação!” Mas, será que é assim mesmo?
O exercício aeróbico é sempre o mais lembrado quando se quer emagrecer porque ele mobiliza a gordura durante a sua execução. Ou seja, após cerca de 30min de treino, a gordura começa a ser utilizada como fonte de energia. E isto faz a gente acreditar que é o único tipo de exercício que emagrece.
Mas não é bem assim. Emagrecer significa ter um balanço energético negativo. Ou seja, gastar mais do que consome. Para isto, o melhor é diminuir a quantidade de calorias ingeridas por dia (com uma dieta balanceada) e aumentar o gasto calórico fazendo alguma atividade física. Esta atividade pode ser qualquer uma que você goste.
O exercício anaeróbio (musculação) não “queima gordura” durante a sua execução, mas ele gasta o glicogênio armazenado nos músculos para obter energia. Após o exercício, este glicogênio é reposto utilizando o carboidrato que foi ingerido. Assim, o nosso organismo continua consumindo caloria, mesmo após o término do exercício.
Além disto, a musculação, por aumentar a musculatura, aumenta o metabolismo basal (quantidade de caloria que nosso corpo utiliza em repouso para o funcionamento dos órgãos). Quanto maior o músculo, mais ele utiliza caloria para sobreviver.
Então, a musculação ajuda sim a emagrecer. O ideal é combinar os dois tipos de exercício: o aeróbico e o anaeróbico. Assim, a balança energética fica mais negativa e você aproveita as vantagens de cada treino: melhora a condição cardiovascular e aumenta a força e coordenação. Quer mais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário